Atualmente é muito fácil contratar um seguro. Mas todo o processo de contratação de seguros precisa obrigatoriamente da participação de um Corretor. Este profissional é essencial na orientação e esclarecimento de todas as questões sobre a apólice e as diferentes características de cada plano.

Mas afinal, quem é o Corretor de seguros? O Corretor é um profissional que irá ajudá-lo a escolher a melhor e mais adequada opção de seguro para seu perfil e necessidade. É ele quem vai intermediar o seu contato com a seguradora, que estará disponível para eventuais dúvidas e que pode inclusive, acionar o seu seguro em caso de sinistro ou outras coberturas opcionais dentro do seu contrato.

Por que devo pedir ajuda a um Corretor?

O corretor de seguros é um profissional especializado, tecnicamente preparado, legalmente habilitado a intermediar, angariar e a promover contratos de seguros entre as Sociedades Seguradoras, Empresas de Previdência Aberta, Capitalização e os consumidores, sejam eles pessoas naturais ou jurídicas.

A Lei 4.594 de 29/dezembro/64 regula a profissão de corretor de seguros. Para exercer a profissão o corretor de seguro tem a necessidade prévia de adquirir a autorização de operação concidade pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.

Para conceder essa autorização a SUSEP exige que a pessoa interessada seja aprovada em exame específico. O corretor de seguros é o representante da seguradora, muito mais que um mero vendedor.

Ele é responsável pela proteção do patrimônio das pessoas, da mesma forma que é responsável pela garantia do futuro. O corretor de seguros oferece as melhores soluções para todas as situações, entendendo-se como melhores não apenas as mais baratas, mas principalmente as que protejam da melhor maneira possível os danos decorrentes de eventos que atinjam os seus segurados.

O corretor de seguros é um especialista. Alguém treinado para entender a dinâmica da vida, avaliar os diferentes tipos de risco, conhecer os danos possíveis e os produtos desenhados para minimizá-los. Mas sua atuação vai muito além.

Cabe a ele assessorar o segurado durante toda a vigência do contrato de seguro.
O corretor de seguros trabalha na prospecção dos segurados, passa por todos os momentos da contratação da apólice, tem o dever de assegurar o cliente quando da ocorrência do evento coberto, durante todo o processo de regulação e liquidação do sinistro até o recebimento da indenização.

Mas seu trabalho vai mais além. Cabe ao corretor de seguros estar ao lado do segurado no momento da renovação dos seus seguros. Informar a data do vencimento da apólice e, no momento oportuno, apresentar as melhores alternativas para manter a proteção adequada para aquele determinado risco.

Definida a melhor alternativa, o corretor negociar com a seguradora de forma a proteger os interesses do segurado, evitando que, por desconhecimento, ele contrate algo que não é o ideal.

O corretor de seguros é tão essencial quanto o médico ou o advogado.

Conhece as seguradoras e por isso sabe a especialidade e em que ramo esta ou aquela atua com mais eficiência, quais as regiões que uma ou outra preferem, que tipo de segurados são mais bem atendidos por cada uma delas, quais as vantagens de preço e cobertura que elas oferecem, como cada uma se comporta diante de determinadas situações, como elas procedem na regulação e liquidação dos sinistros, etc.

O negócio de seguro é extremamente específico e técnico. Não é para amadores ou ignorantes no assunto.

A apólice é um contrato complexo, sofisticado, com variáveis determinadas por pequenos detalhes incluídos em cláusulas que podem fazer toda a diferença no momento do pagamento de uma indenização.

Quem conhece este universo por dever de profissão é o corretor de seguros. As seguradoras não vendem seguros diretamente porque não saibam ou não possam fazê-lo.

A razão para não fazerem isto num país como o Brasil é meramente pragmática. As seguradoras comercializam suas apólices através de corretores de seguros porque sabem que é a melhor forma de reduzirem ao mínimo a possibilidades de problemas. Temos o atendimento essencial para compreender quais são as suas necessidades e assim realizar a melhor indicação de serviço.

Como ele pode me auxiliar em caso de sinistro?

Em caso de colisão, roubo ou furto, incêndio, enchente ou alagamento é preciso que você contate imediatamente o seu Corretor para que ele possa resolver o mais rápido possível .

A Otimus corretora de seguros tem profissionais habilitados para sanar todas suas duvidas e fazer aquela cotação que você procura.

Fones: 66.3022.1600 66.99603.6680

www.otimusseguros.com.br